CONHEÇA O MIRÁ

O Mirá – Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes – UFBA é um projeto de extensão permanente, formado em 2015 por iniciativa de um grupo de estudantes da EBA e coordenado pelo professor Taygoara Aguiar. Desde o princípio o núcleo é focado em promover e difundir conhecimentos voltados para a produção e estudo de animação na Bahia. O Mirá articula ações de arte educação e produção técnica especializada distribuídas em três eixos de trabalho: Inovação, Memória e Formação técnica-cidadã. 

Equipe da Bicicleta do Vovô (2016) | Visita de Mateus Di Mambro (2017) | Grupo de estudos de animação (2015)

Desde sua criação, o Mirá atuou intensamente no eixo Inovação, participando do desenvolvimento de projetos para cinema e televisão. Entre os anos de 2016 e 2017, o então chamado Grupo de Estudos em Animação desenvolveu 13 episódios da série A Bicicleta do Vovô, da Hamaca Filmes. Entre 2017 e 2019, o Núcleo também esteve presente nas produções do projeto videográfico do programa de TV Conexão Bahia (2017), na animação da chamada do São João da Rede Bahia (2018), como também na produção de três episódios animados da série Pequenos Narradores (2019), para a Griot Filmes. Neste mesmo período, o Grupo de Estudos passou a ser conhecido como Mirá e já havia colaborado com a produção do curta A menina e o Rio, realizado em parceria com a Estandarte Produções em 2018. Essa parceria foi particularmente especial pois rendeu ao Núcleo a aproximação com Cinthia Maria e Jamile Coelho, profissionais engajadas em fomentar a animação no nosso Estado e que auxiliaram o Mirá a desenvolver o projeto comercial do primeiro curta autoral do Núcleo de animação da EBA – o Quintal.

Atualmente o Mirá está em busca de ampliar o caráter extensionista de suas atividades para além do eixo Inovação (referente às produções mencionadas acima), sem perder sua capacidade de realização de projetos autorais, colaborativos e comerciais. Assim, em 2022, no contexto de retorno às atividades presenciais após o isolamento causado pela pandemia de Covid-19,  buscamos consolidar o eixo da Memória, tornando acessível o Acervo de animações do Mirá e também por meio da criação de um Cineclube intinerante.

Também em 2022, buscando fortalecer o eixo da Formação técnica-cidadã, o Mirá cria a primeira turma do curso de Blender, inaugurando seu projeto de cursos-livres presenciais abertos para a comunidade.